30 de jan. de 2012

Desafio Literário: Julie & Julia - Julia Powell


Eu disse que não leria amaioria dos livros que deixei como reserva e que leria alguns, mas não disse quais. Julie e Julia estava na lista dos que deveriam ser lidos!
Fazia um tempo que queria lê-lo, mas por motivo aparente algum não o lia, o Desafio Literário me proporcionou essa oportunidade.
Julie está em crise. Prestes a completar 30 anos, em um emprego medíocre e sufocada pela pressão crescente para que tenha um bebê, sente-se incapaz de achar um rumo diferente para sua vida. As coisas não parecem favoráveis, especialmente quando ela se vê obrigada a mudar para uma quitinete que prefere chamar de "loft" em um bairro afastado, longe do trabalho e dos amigos. Entretanto, a solução aparece durante uma visita à casa de sua mãe. Sentada na cozinha, pensando em uma solução para sua vida, ela encontra um antigo livro de receitas: Mastering the Art of French Cooking, de Julia Child. Ao folheá-lo, surge a ideia que pode transformar o rumo das coisas: Julie decide preparar a primeira receita do livro que introduziu a culinária francesa no cotidiano das famílias norte-americanas. No entanto, ela não poderia imaginar onde iria parar essa despretensiosa experiência gastronômica. Convencida pelo marido, Julie decide dar início ao Projeto Julie/Julia, no qual deve fazer todas as 524 receitas do livro de Julia Child em um ano - e escrever um blog relatando o feito. Neste poderoso romance autobiográfico, acompanhamos uma lição saborosa entre risos, lágrimas e vexames, onde Julie Powell mostra seu talento incontestável de se conectar com os leitores e comprova porque seu blog tornou-se tamanho sucesso.
Julie Powell nasceu em Austin, Texas, e hoje vive em Nova York. Depois de passar um ano cozinhando enlouquecidamente em sua minúscula cozinha, pôde enfim se dedicar à carreira de escritora em tempo integral. Julie & Julia ganhou o Booker Prize de 2006, prêmio dado aos melhores livros criados a partir de blogs. 
A Desafiante: Julie Powell, prestes a completar 30 anos, presa a um emprego sem perspectivas e em busca de um novo rumo para sua vida. 
O Mito: Julia Child, autora do livro de receitas que apresentou as maravilhas da culinária francesa às donas de casa norte-americanas. 
O Desafio: Preparar todas as 524 receitas de Mastering the Art of French Cooking, o livro clássico de Julia Child, em apenas um ano - e sobreviver para contar a história.
Julie Powell escreve de forma leve e discontraida, quase chego a imaginar a personalidade dela: DRAMATICA!!! Não que eu também não seja... É, eu sou!
Uma coisa é certa, Julie é desboca, temperamental, mas uma ótima cozinheira!(Pelo que li, é claro).
Julie estava a beira dos 30 (e a famosa crise dos 30!), tem uma sindrome que a deixa gordinha e peluda, além de que dificulta que ela engravide, esta sendo precionada por seus médicos para ter um bêbe por causa da sua idade e vivia infeliz com o seu cargo de secretária. O marido propoe que ela escreva umblog e acaba topando, onde acaba nascendo o projeto Julie e Julia, que consiste em fazer em um ano as 500 e tantas receitas da famossima Julia Child.
Vale salientar que as receitas eram todas de pratos franceses.
Confesso que me senti um pouco confusa pelo estilo empregado pela autora para contar sua história, mas é um jeito que eu também ás vezes adoto, então quem sou eu para falar alguma coisa.
Então, o livro é engraçado, dei boas risadas e me apaixonei por gastronomia (tah, eu sei e gosto de cozinhar, mas sou preguiçosa, prefiro o encanto dos livros. Esse livro, no entanto, me fez amar mais “gastronomia”). Sou muito chata para comer, mas admito que alguns pratos que eu nunca comeria devido seus ingredientes, me deixaram com água na boca.
A leitura foi divertidissa e bem bacana, e as vezes me senti parte daquelas histórias e daqueles dramas... Minha nota??? 4!
P.S.: Não irei falar sobre o filme, pois ainda o verei...

Nenhum comentário: