27 de nov. de 2011

O Desaparecimento de Katarina Linden




Tendo como pano de fundo uma cidadezinha do interior da Alemanha, um punhado de lendas folclóricas locais e um mistério para se resolver, assim é este livro. Sinceramente, ainda hoje, depois de um tempo de ter comprado o livro, não sei o que me atraiu. Talvez seja a capa, que diga-se de passage é muito bonita, ou talvez tenha sido a sinopse, não sei...
Na verdade, tanto a capa quanto a sinopse me atrairam. Eu realmente sou muito preconceituosa com certos tipos de livros, e livros mais juvenis não me atraem tanto, sou muito cuidadosa na hora de selecionar esse tipo de literatura, por que a maioria é ruim, mas sei que existem verdadeiras obras primas... Nada que uma boa garimpada não resolva!
Como na sinopse acima, toda a estória gira ao redor do desaparecimento de Katharina Linden, que apesar de ter seu nome na capa de livro, não é uma das personagens principais, tudo gira ao redor do desaparecimento dela, mas é Pia Konvenbach é que é a verdeadeira protagonista.
A obra no geral é muito boa, não me arrependi de ter gastado meu rico dinheirinho com o livro. Fiquei muito encantada em ler um livro em que o enredo todo se passa na Alemanha, sempre achei a Alemanha interessante, no entanto, nunca li nenhum livro que se passasse lá e eu simplesmente amei. A autora coloca a cultura alemã de forma tão envolvente que antes de chegar no meio do livro, eu já estava com uma vontade enorme de aprender alemão.
Uma das muitas coisas que me chamou a atenção foi a cultura alemã que é passada atráves dessa obra, foi tão interessante... A leitura prende a atenção o tempo todo, fiquei o livro inteiro em um tremendo suspense, imaginando quando se iniciaria a caçada, quando alguém mais desapareceria e quem seria nosso vilão. AMEI.
Fiquei apenas triste com o desfecho da estória. Sei lá, foi satisfatorio, todas as pontas foram bem amarradas, com exceção de uma ou duas, mas mesmo assim, teve uma parte do final que chateou por que eu queria que fosse totalmente diferente, não entendi o por quê da autora... Mas no geral é muito interessante o livro.
Antes de finalizar, devo dizer que fico meio receosa em ler livros de mistério onde o protagonista tem 10 anos, mas esse aqui me cativou, amei a Pia e o Stefan fedido.
Minha nota de 1 a 5; é 4,5. A obra é muito boa, nem sei como externar minha felicidade após o termino da leitura, eu quase podia me sentir dentro do livro, podia ver cada personagem... Só não ganha 5 por que teve suas pequeninas falhas.

Um comentário:

Carol RJ disse...

Olá, acabo de ler O desaparecimento de Katharina Linden e estava garimpando algumas opiniões à respeito, para ver se alguém concordava comigo. Vi que você, assim como eu, não gostou do final... Será que poderia me dizer o que te chateou? Meu email é caroldsb@msn.com