28 de fev. de 2011

Desafio Literário - Maysa, Só uma multidão de amores /Lira Netto

Antes de mais nada devo fazer uma ressalva, não vou me esforçar para ler mais de um livro do desafio literário, estou adorando participar, mas ler mais de um livro pode afetar meu humor... O que acontece é que muitas vezes eu gosto de um livro e quero lê-lo, mas meu estado de espirito não permite que eu faça, pois meu cerebro me pede algo completamente as avessas... então, acho que um é mais do que suficiente.

-Maysa - Só Uma Multidão de Amores-

Tema: Biografia
Mês: Fevereiro (Desafio Literário 2011)
Livro: Maysa, só uma multidão de Amores
Autor: Lira Neto
Editora: Editora Globo
Páginas:335
  • Sinopse:
A cantora e compositora Maysa foi uma personalidade muito mais complexa do que sugere sua imagem pública. Intérprete de clássicos da música brasileira como 'Ouça' e 'Meu mundo caiu', a artista é tema dessa biografia escrita pelo jornalista Lira Neto a partir de pesquisas em arquivos familiares, de entrevistas com cerca de 200 pessoas (parentes, amigos, ex-namorados, ex-maridos, músicos, produtores) e, sobretudo, com base no acesso irrestrito ao diário íntimo de Maça. O resultado é um retrato cheio de nuances de uma cantora que não apenas se tornou um ícone da vida boêmia, mas foi ela mesma uma cronista da vida noturna, escrevendo as letras de muitas de suas canções - num trânsito incessante entre as figuras da musa e da poeta. 'Maysa - Só numa multidão de amores' percorre minuciosamente todas as etapas (e traumas) de uma trajetória marcada por amores, viagens, conflitos com a mídia, tentativas de suicídio, crises de alcoolismo e internações em clínicas para desintoxicação. Do convívio com o pai notívago e hedonista ao casamento com o magnata André Matarazzo (que impunha à esposa o recato das tradições familiares), da identificação visceral com a música romântica à assimilação das novidades estéticas trazidas pela Bossa Nova, Lira Neto compõe uma narrativa em que a fidelidade aos fatos e o exaustivo trabalho de prospecção permitem detalhar também o contexto sociocultural em que Maysa se tornou uma personagem célebre. (estraido da Sinopse da americanas.com)
  • Por que escolhi este livro:
Por que nunca vi a mini série, e todo mundo comentava. Mas também por que, como sou estudante de fracês fui procurar um vídeo do Jaques Brel cantando Ne me quitte pas (eu amo essa música) e encontrei uma versão da Maysa cantando, fiquei arrebatada com a interpretação dela, quando surgiu o desafio literário, o único livro que realmente me veio a cabeça e me chamou a atenção na lista de sugestão foi a biografia da Maysa, então peguei ele mesmo...
  • A leitura foi...
Tensa, este é um livro que dá para deixar qualquer um esgotado. Não me entenda mal, Lira Neto escreve muitíssimo bem (um dia quero escrever como ele...hehehe), mas por ser biografia a história se torna muito tensa. Gostei da forma do Lira escrever, da forma de expor os fatos e etc e tal. Mas fiquei um tanto encabulada com a Maysa. Ela tinha tudo para ter a vida perfeita, a carreira perfeita, mas não deu. Talvez eu esteja errada e precisse conhecer a história dela mais afundo, mas, achei que grande parte da culpa dela ser como era culpa dos pais que não souberam cria-la, a outra parte da culpa foi dela mesma.
Em alguns momentos do livro eu realmente odiei-a apesar de sua voz e interpretação estupenda, mas em outros momentos, meu sentimento era de dó. Acho que ela errou muito, mas o grande problema dela era a estima que era muito baixa, uma pessoa que apesar de não demonstram sentia todas as dores de forma muito profunda, e a menos que eu esteja errada, isso é palpavel nas canções dela. 
  • A nota que dou ao livro:
4 ! Gostei do livro e achei ótimo a escrita do lira, mas (sempre tem um grande mas) em alguns momentos fiquei aborrecida com a própria "personagem", então fica só com 4 mesmo.


Um comentário:

Vivi disse...

A gente fica mesmo sem entender como que existem pessoas que tem tudo para acertar e acaba pisando na bola. Ótima participação.

PS: Não recebemos a sua inscrição para desafio. Se foi falha, pedimos desculpas. Caso não tenha efetuado sua inscrição, envie sua lista de livros para o email do Desafio. Precisamos manter um controle de leitura para fins do sorteio.

Beijocas