20 de jul de 2011

North & South X Orgulho e Preconceito

Eu ainda não tomei vergonha na cara e resenhei o livro  North e South da Elizabeth Gaskel, mas não pude resistir à tentação de  fazer esse duelo entre Orgulho e Preconceito (Jane Austen) e North & South (Elizabeth Gaskel).
É verdade que ambas as obras, são muito parecidas, quando digo parecidas, quero dizer o grande esqueleto que rege ambas as obras (ou marcos). Não foi incomum, lembrar de orgulho e preconceito durante a leitura de North e South...
Pelas minhas pesquisas, Gaskel publicou o livro dela bem depois de Austen, mas como disseram por ai, Noth & South, é a versão de orgulho e preconceito com questões sociais.

  "Esta série é orgulho e preconceito com consciência social..."  (Sunday Express)

Então Vamos ao Duelo? Acho que ficará bem mais fácil de entender o que estou querendo dizer...
Vale a ressalva: Eu não sou nenhuma expert em nenhuma das obras, nem nenhuma especialista, apenas estou externando minha opinião.

North & South X Orgulho e Preconceito
  • Ambas as estórias tem a mesma fórmula: uma mocinha decidida +  um mocinho, a princípio arrogante + uma indiferença da mocinha para com o mocinho + o mocinho ama a mocinha secretamente + muitas discussões entre o casal + uma mudança da parte do mocinho + uma mocinha que se toca que ama o mocinho + alguns desencontros + um sofrimento profundo + uma reconciliação + Feliz para sempre = North & South e Orgulho & Preconceito!(Acho que vou escrever uma estória com esses elementos, ficar podre de Rica e ser uma Jane Austen do século XXI).

  • Existem vários pontos para se discutir, mas de forma sucinta vou falar apenas dos principais, ou os que chamaram mais a minha atenção. Uma delas é que tanto Elizabeth Bennet, quanto Margareth Hale são mocinhas, ao mesmo tempo bonitas e ao mesmo tempo bem mais inteligentes do que a maioria das demais moças de seu tempo, que apenas se preocupavam em casamentos e festas e esqueciam de exercitar suas mentes. Na verdade, eu iria odiar qualquer mocinha que fosse diferente de ambas as protagonistas, quero dizer, nenhuma das tolinhas iria ficar legal de mocinha neh??? Empate

  • Qualquer semelhança entre Mr. Darcy e Mr. Thornton não é mera coincidência, não, de modo algum. Mr. Thornton é Mr. Darcy cuspido e escarrado, com algumas ressalvas. Durante a leitura, eu pude perceber o interesse de Thornton em Miss Halle, e quando ele se declarou não foi nenhuma grande surpresa, por que já imaginava algo assim, mas quando Darcy se declara para Elizabeth, foi um Baque, por que jamais imaginei Mr. Darcy apaixonado pela Miss Bennet! Aliás,  ninguém imaginava, neh? E isso tudo por causa do comportamento dele para com ela (Achei interessante, percebermos essa evolução de sentimentos). Outra ressalva é de que, na minha opinião, Mr. Thornton é um mocinho bem mais próximo da realidade do que Darcy, que parece um cavaleiro completamente utópico (pq convenhamos, ele é perfeito demais). Ponto para N&S

  • A declaração de amor feita por ambos os mocinhos, devo lembrar que li as obras e vi suas respectivas séries, e bem, Mr Darcy ganhou em disparada, tanto no filme, quanto no livro... É simplesmente incontestável, a declaração de amor de Mr. Darcy é arrebatadora, mas acho a de Mr. Thornton realista. No entanto, a declarançaõa de Thornton na  da série da BBC... achei que foi uma tentativa mal feita de imitar a declaração de Darcy, quanto ao livro, foi boa, mas ainda prefiro Mr. Darcy dizendo: ‘... pois eu a amo, ardentemente...". Ponto para O&P.

  • O final mais bonito??? É injusto dizer qual é mais bonito e qual é mais feio, pois ambos são lindos. Por mais que N&S esteja atualmente com privilégios em meu coração, tenho que ser honesta, ambas foram boas, não foram excelentes por que esperava só um pouquinho mais de emoção no momento do Grand Finale, mas ambas foram boas. Empate

Como um duelo desse calibre não pode ser feito de qualquer jeito, e com tão poucos argumentos, nada mais justo do que dividi-lo em partes (se não o post ficará imenso, e cansativo de ler).

2 comentários:

Angélica Roz disse...

Adorei as comparações!
Ainda não consegui ler nenhuma das duas obras. Tenho Orgulho e Preconceito aqui, mas sempre vou deixando para depois...
Bjss!

Mom disse...

E aí sumida?????
Tudo bem com você?
Beijos grandes,