10 de jan. de 2009

Depressão pós Faculdade - DPF

Você passa cinco anos indo para o mesmo lugar todos os dias, vendo as mesmas pessoas, falando sobre o mesmo assunto, agüentando os mesmos professores chatos, idolatrando os mesmos professores ótimos, reclamando dos mesmos problemas, comendo o mesmo salgado murcho, bebendo no mesmo boteco.
Você passa cinco anos querendo sair mais cedo da aula todos os dias, contando as moedas para tirar mais uma dos milhares de xerox, se revoltando com a quantidade de páginas do xerox, se perdendo nos corredores da biblioteca pra achar o bendito livro, se desesperando nas provas, quebrando a cabeça pra fazer uma pauta, deixando de dormir até mais tarde no fim de semana pra fazer o tal do trabalho, indo dormir mais tarde pra fazer o tal do trabalho.
Isso tudo, sem contar o último ano, em que todos esses fatores são multiplicados por quantas vezes você achar melhor.
E lá vem o TCC ou a MONO, que tira seu tempo, seu sono, sua paciência, seus fins de semana, seus feriados, suas refeições bem feitas, seu (a) namorado (a), suas noites bem-dormidas, sua diversão.
Mas, em compensação você ganha, entre os itens que mais se destacam, um belo par de olheiras e aversão à gráficas (incluindo as pessoas que lá trabalham) e impressoras (um grande parabéns aos que não quebraram ou não deram pelo menos um soco em alguma).
Não podemos deixar de citar as brigas com o seu grupo e as incontáveis vezes em que você escreveu, reescreveu, editou, gravou, fotografou, deletou tudo e começou de novo.
Chega o grande dia e junto com ele, um imenso alívio. É isso. Acabou.
Tchau. Bye bye. Até mais.Te vejo por aí.
Você trabalha e depois das 18h vai pra casa.
No dia seguinte também. E no outro, e no outro. Alguns arrumam outras atividades pra ocupar o tempo. Outros simplesmente vão pra casa, sentam-se no sofá e assistem tv, dormem, comem, babam na almofada sem se importar em ver o tempo passar.
Mas, têm também aqueles que sentem um enorme vazio. Cadê os meus amigos pra conversar? E os textos que eu tinha pra ler?
Para onde foram professores que eu parava para trocar idéia no corredor?Cadê tudo o que eu fazia todos os dias? Cadê as pessoas que eu convivia?Acabou.
É, meu amigo. Está com esses sintomas? Então você está com a tal da DPF – Depressão pós-faculdade.
Tudo aquilo que você xingou por anos, agora faz uma falta enorme aí na sua vida. Ficou um buraco.
E, se você não aproveitou, esse buraco fica ainda maior.
Portanto, se durante os cinco anos você não quis comer aquele salgado gorduroso, tomar a cerveja no boteco da esquina, comprar a trufa que sua colega vendia, fazer a pauta, escrever a matéria, gravar o programa, pegar a sonora, fotografar o fulano, diagramar o texto, estudar pra prova, pedir pro professor tirar sua falta, conversar durante a aula e tomar bronca, dar uma de nerd e responder o que o professor pergunta e muito, muuuuito mais... perdeu.

Se você está entrando na faculdade agora, aproveite cada minuto.
Xingue, mas não deixe nada passar.
Agora, se você fez tudo isso e com muito orgulho, curta a saudade, reencontre os amigos e professores e lembre-se que essa foi uma das melhores épocas da sua vida.
E que, da faculdade, você tire pelo menos esta lição:
- Os momentos e as pessoas são únicos!!!
- E as oportunidades também.

(Autor desconhecido)

~*~*~*~*~*~*~
Comentários: esse texto é no mínimo uma verdade, eu só tenho um período de experiência na faculdade e sei bem o que é isso! Você come todo dia a mesma coisa, você perde noites de sono por causa de um trabalho, briga e xingar por causa de um outro misero trabalho, se mata de estudar para as provas, tem sempre uma imensidão de textos para ler, mais até do que você da conta de ler; Vive criticando os professores chatos e elogiando os ótimos, sempre economizando o dinheiro dos xerox, se perde na biblioteca procurando um livro só por que o sistema de busca no computador é bem impreciso. É, essa é a vida de um estudante universitário, mas é muito boa, apesar dos apesares... Vale apena aproveitar cada segundo!

Nenhum comentário: