7 de mar. de 2011

A metamorfose - Fraz Kafka

Eu até tentei fazer neste post duas resenhas, mas falei demais da conta, então tive que fazer apenas uma...
A metamorfose - Franz Kafka

"Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto."

Quando tinha 14 anos, meu professor de português mandou agente ler a metamorfose, e admito que não o li na época, acabei enrolando o professor. Eu até tentei, mas a narrativa não chamou minha atenção, a forma de escrever e o enredo não eram atrativos para mim na época em questão. Hoje, quase 7 anos depois, torno a pegar a mesma obra para ler e me delicio com ela. O que ocorre é que quando o professor mandou, apesar de gostar de ler e ler bem mais que a média, eu não possuia maturidade para tal livro.
A metamorfose é o livro mais conhecido de Franz Kafka, não obstante, o nome do autor é sempre assossiado a ela. Falou-se em Franz Kafka, falou-se em a Metamorfose.
Achei muitissimo interesante, (o que posso dizer desta obra?). Na minha humilde opinião esse livro é um primor, muito bem escrito, muito bem trabalhado. O enredo é muitissimo interessante. Eu jamais, em minha humilde existencia iria imaginar uma situação dessas.
Um fato muito importante é que eu e Kafka fazemos aniversário no mesmo dia, fiquei feliz em compartilhar esse dia com tão celebre autor, outro dado importante é a relevancia da estória criada por Kafka.
Ao criar a metamorfose, acredito que Kafka quis críticar a sociedade da época em que vivia, interessante notar é que a critica se encaixa pereitamente a nossa atual realidade. O ser humano é tratado como mero objeto, a diferença pode fazer com que as pessoas sejam excluidas socialmente e não apenas isso, ele nos mostra como as vezes é necessário uma reviravolta em nossas vidas para aprendermos a mudar.
Apesar de o livro ser curtinho, muitas parte me doeram o coração, ver Gregor Samsa ser rejeitado daquela forma pela família, me partiu o coração...

Nenhum comentário: