3 de fev. de 2011

O&P 1995 X 2005 - Figurino e Cenário

Continuando o post anterior, onde comparo sobre as duas melhores e mais conhecidas adaptações de Orgulho e Preconceito, hoje irei falar sobre o Cenário e o Figurino. Mas antes de mais nada, acredito que devo fazer uma resalva: Eu não sou expert nem em moda ou arquitetura, então leve-se em consideração apenas o meu gosto.

  • Figurino
Diferentemente do outro post onde eu discorri mais detalhadamente falando sobre cada personagem, acho que esse tópico em questão deverá ser mais suscinto. Não me lembro se já disse, mas se já tiver dito, não custa nada repetir, amei ambas as adaptações de O&P, ambas me agradaram, mas ambas deixaram a desejar em certos pontos que para mim é intoleravel, por isso senti uma imensa necessidade de expressá-la.

Eu pensei que poderia dizer de forma geral qual dos figurinos das duas adaptações me agradou mais, mas discobri que sou muito mais chata do que imagino. Então, para não tomar muito tempo e espaço, vou falar apenas dos que me chamou mais atenção:


 
Elizabeth - Nesse quisito eu fico de novo com a Elizabeth da primeira versão, o figurino dela foi mil vezes mais bonito que a Keira usou na adaptação de 2005. Pude observar que na última adaptação, Liza usava roupas bastante monocromáticas e na sua maioria escuras.
Não sei qual foi a idéia de fazer Elizabeth ser colocada dessa forma, acredito que deve ser por que, simplesmente eles queriam dar a ela um ar mais enigmático e bem mais simples, mas eu simplesmente não gostei, a separação de classes ali ficava evidente demais e no romance não é tão assim, quero dizer, liz parecia uma camponesa. Por isso prefiro o figurino da primeira versão no que diz respeito a Elizabeth, mesmo por que, acho que apesar das diferenças sociais ele foi mais fidedgno ao que a autora descreve no ramance.


Darcy -  Achei o figurino de ambas as adaptações muito boa, mas fico mais com a segunda.

Jane Benneth - o figurino da adptação de 2005!

Lady Katerine - ela é detestavel, mas até ela tem o direito de ser impecável. Eu detestei a lady Katherine da primeira adaptação em todos os sentidos!!!! Em compensação, as vestes, as jóias e os penteados da segunda adaptação é, na minha opinião, compativel com Lady Katherine de Bourgh.


Caroline Bingley - Ponto para a segunda adaptação! A Caroline de 1995 parecia mais uma baranga rídicula que não sabia se vestir do que qualquer outra coisa, já nesse última adaptação, eu confesso, ela estava impecável, digna de uma grande dama e pareo a Elizabeth (tirando a parte do seu EU vazio).


Mrs Bennet - Segunda adaptação e não se fala mais nisso. Brenda Blethyn interpretou essa distinta personagem com muita propriedade, nem completamente diferente da obra e nem insuportável demais, ao contrário de sua antecessora, que além de feia interpretava muito mal e era terrivelmente chata. Engraçado por que até no figurino ela foi superior, apesar de ser uma dama de idade mais avançada, ela não perdeu o bom gosto. Achei maravilhosos seus vestidos!


Mr. Bennet - eu já disse que detestei ele na segunda versão, muito mal arrumada, muito mal educado e seu sarcasmo beirava a grosseria. O Mr. Bennet da primeira versão me agradou em ambos sentidos, tanto na sua forma de interpretar quanto ao seu distinto figurino.


As meninas Bennet's - apesar de achar que o figurino da Elizabeth na versão de 1995 foi muito superior ao figurino de 2005, eu não comungo nessa idéia no que diz respeito as meninas bennet's.  Acho que seus trajes na segunda versão, apesar de ser mais condizente com uma época a sua frente, foram muito melhores do que a sua antecessora, visto que eu não suportava ver os vestidos da Lydia.
Coronel Fitzwillian - o figurino dele ficou impecável na primeira versão, já na segunda ficou boa, mas deixou um pouco a desejar.
Georgiana Darcy - O figurino da versão de 1995 foi melhor, apesar deu preferi-la na adptação de 2005, pois nesta última suas roupas mais pareciam uma camisola do que as vestes de uma jovem dama da alta sociedade inglesa.



  • Cenário
É eu sou irremediavelmente chata e detalhista com tudo, e com isso não poderia ser diferente. Em sintese (eu disse que seria breve), meu cenários prédileto foram os da segunda versão, o único que realmente me agradou na primeira versão foi a casa dos Bennet's. Netherfield park me desapontou, Pemberley de 1995 era bonita por fora, mas não me agradou muito por dentro, mas Perberly da segunda versão me deixou estupefata! Quanto ao cenário ao ar livre, bem, sem comentários, sou obrigada a novamente a ficar com a segunda versão.

<>
A tão linda e falada Pemberley!


Netherfield Park


Nenhum comentário: